As inscrições para concorrer a uma vaga temporária do Censo 2022 foram prorrogadas até 21 de janeiro. As provas deverão ser aplicadas no dia 10 de abril pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é a organizadora da seleção.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa é de que sejam contratadas 206.891 pessoas, os quais atuarão diretamente na coleta das informações em mais de 70 milhões de domicílios em todo o país. A previsão é de que o trabalho dure entre três e cinco meses.

Em Mato Grosso, há 3.624 vagas em quatro Processos Seletivos Simplificados (PSS), sendo 20 disponíveis para São José do Rio Claro (315 quilômetros a Médio-Norte de Cuiabá).

Do total no Estado, há 134 oportunidades para Agente Censitário Municipal (ACM) e 340 para Agente Censitário Supervisor (ACS) para escolaridade de nível médio completo. Dessas, o município rio-clarense dispõe de 01 vaga para ACM e 02 para ACS. Já para os recenseadores, com escolaridade de nível fundamental, há 3.103 vagas para os mato-grossenses, das quais 17 voltadas para São José do Rio Claro.

INSCRIÇÕES

A taxa de inscrição para as funções de nível médio é de R$ 60,50 e para recenseador de R$ 57,50. Os valores podem ser pagos em qualquer banco, casa lotérica ou pela internet. Os quadros de distribuição das vagas estão disponíveis para consulta no site da Fundação Getúlio Vargas, empresa organizadora dos dois processos seletivos.

Edital para ACM e ACS: https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21/09

Edital para Recenseador: https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21/10