Membros do Executivo Municipal se reuniram na tarde desta sexta-feira (18) com diretores da Associação Agropecuária e Industrial de São José do Rio Claro. A pauta referia-se à parceria entre ambas as instituições para a realização da 22ª edição da Expoclaro. A Feira Agropecuária ocorrerá entre os dias 02 e 05 de maio, no Parque de Exposições.

Os termos foram pontuados com cautela diante dos custos elevados. Isso porque o município vem propondo uma política de contenção de gastos e direcionamento estratégico da aplicabilidade do erário público. Apesar do exposto, a secretária municipal de Administração, Ercília Terezinha Timm Socoloski, assegura que a contrapartida será assertiva, com contribuição financeira moderada, bem como a disponibilização de ambulâncias, maquinários e serviços.

“Nos reunimos com a equipe financeira e jurídica para verificar o nosso orçamento e apresentarmos o nosso posicionamento colaborativo, pois ainda estamos fechando o balanço de 2018. O município sempre ajuda por ser uma festa com grande tradição. O que não podemos hoje, ainda, é expressar valores”, esclarece.

O presidente da Associação Agropecuária, Jean Kerkhoff, admite que seja um investimento elevado, com gastos superiores a 500 mil reais para a execução; todavia, reforça os benefícios econômicos e socias que a ExpoClaro oferece ao município.

“Esse é um dos maiores eventos do agronegócio, pois gera empregos, fortalece o comércio e a economia rio-clarense, considerando que o parque aglomera cerca de 3.500 participantes, dentre os quais muitos são visitantes da região”, argumenta.

Ainda conforme Kerkhoff, o subsídio é advindo, também, de verbas parlamentares municipais e estaduais, incentivos voluntários, leilões de gado e vendas de ingressos.  

Para o prefeito, Valdomiro Lachovicz, a ExpoClaro é uma representação do cenário voltado ao agronegócio que integra o calendário, atrai turistas e oferta uma opção de lazer às famílias rio-clarenses. Portanto, esse um importante evento para angariar investimentos ao município.

“Somos bastante sinceros em expor que não temos dinheiro sobrando para investir em eventos, mas podemos contribuir dentro das possibilidades de caixa e disponibilização de serviços. Enfatizamos nossa realidade, mesmo porque dependemos de diversos fatores para assegurar essa contrapartida. Contudo, faremos o possível para garantir que a festa consagre seu reconhecido mérito”, finaliza o prefeito.