A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAS) confirmou, durante uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (04), o primeiro caso de coronavírus em São José do Rio Claro – município com população estimada em 20.664 pessoas e que fica a 320 quilômetros a Médio-Norte de Cuiabá. O paciente tem 57 anos, sem doenças preexistentes e é funcionário de uma destilaria de álcool no município.
O mesmo permanece com quadro estável, em isolamento domiciliar desde o final de semana em uma vila nas dependências da empresa, onde é morador. Há cerca de uma semana, ele teria dado entrada no Hospital Municipal se queixando de sintomas parecidos com a doença; no entanto, o teste rápido teria apresentado positivo somente para dengue. O homem ficou internado até que houvesse melhora. Em seguida, ficou em observação monitorada por profissionais da Saúde e da destilaria.
De acordo com a coordenadora da Atenção Primária e Articuladora Municipal da Covid, Sirlei Moretti, o resultado positivo para coronavírus foi emitido pelo Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen), por meio do escritório regional de Saúde de Diamantino.
“Recebemos a informação às 8h25 da manhã. É um senhor morador da Libra que não tem comorbidade e está estável, assim como sua família. Hoje, no início da tarde, faremos um rastreamento das pessoas com quem teve contato para isolarmos as pessoas identificadas por meio desse levantamento para monitorarmos a evolução do vírus”, esclarece.
Ainda segundo a coordenadora, a destilaria de álcool Libra tem adotado ações preventivas extremas objetivando o enfrentamento da Covid-19.
“A Libra está tomando medidas de precaução exemplar, tanto de uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) como máscaras, de desinfecção e higienização dos ambientes, das superfícies com álcool 70% várias vezes ao dia e com orientações didáticas. Os funcionários estão bastante cientes e a empresa comprometida em colaborar com as ações no combate e prevenção contra a pandemia do coronavírus”, pontua Moretti.
Conforme a gestora da pasta, Lilian Tavares, o momento é de refelxão e cautela, posto que haja moradores que descumprem as normativas de distanciamento social e outras preventivas.
“Flexibilidade não é normalidade. Infelizmente, identificamos um grande número de pessoas que se deslocam para entretenimento entre os municípios vizinhos que apresentem casos confirmados, além de festas e confraternizações com familiares e amigos. A situação é grave. Não devemos relaxar as medidas para não permitir que tenhamos outros casos positivos”, exorta ao concluir.
Até a manhã desta quarta-feira (03), conforme o último boletim epidemiológico nº 074/2020, São José do Rio Claro registrava 8 casos de Síndrome Respiratória Leve sob investigação. Dos casos em monitoramento, 34 pessoas que estiveram ou tiveram contato com outras de cidades com confirmações do vírus. Outras 51 tiveram alta monitorada após passarem pelo período de 14 dias de quarentena e 25 foram descartados por exames ou removidos do sistema por incompatibilidade característica da doença. O paciente se recupera bem e permanecerá, assim como seus contatos, em monitoramento nos próximos dias.
COMISSÃO COVID
A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus (Covid-19), juntamente com o Governo Municipal e o Ministério Público (MPMT), deverá definir novas estratégias e normativas por meio de decreto já nos próximos dias para evitar que haja a proliferação da doença na cidade.